Escrito por: Alan Martins / 30 de julho de 2021
A vida de um jogador é cheia de altos e baixos. Hoje ele está num time grande e renome no futebol mundial, ganhando muito dinheiro, porém, em pouco tempo tudo pode mudar.
Às vezes, por mau desempenho eles acabam sendo negociados e indo parar em mercados alternativos, longe do centro do futebol ou até mesmo, em divisões inferiores a elite. Os precavidos, fazem o seu “pé de meia”, assim que surge uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro. No entanto, tem aqueles que acabam se perdendo no mundo de luxo que o futebol propicia e acabam gastado desenfreadamente, sem pensar no amanhã.
Os ex-jogadores abaixo já foram milionários, fizeram sucesso em seus clubes e até mesmo na seleção de seus países, mas por conta de problemas e decisões erradas em suas carreiras, perderam tudo e tiveram que recomeçar. Hoje levam vidas simples, longe do luxo e todo o glamour que um jogador de futebol de sucesso tem. Alcoolismo, maus investimentos, gastos exacerbados, são alguns dos fatores que fizeram com que eles tivessem grandes problemas financeiros. Confira a lista e se surpreenda com o que o destino reservou para esses “gastões” do mundo da bola.
Lateral-esquerdo com passagens pelo Bayern de Munique e Inter de Milão, Brehme alcançou o auge da carreira quando venceu a Copa do Mundo de 1990 pela Alemanha. Trabalhou com futebol após a aposentadoria, mas durou pouco tempo. Ele apostou em negócios que não deram certo e passou a responder na justiça alemã pelo não pagamento de vários empréstimos. Em 2014, tornou-se pública a informação de que ele estava com problemas financeiros, tendo uma dívida de 200 mil euros. Foi então, que um ex-companheiro de equipe lhe fez uma proposta de trabalho - para que ele limpasse banheiros e assim conseguir dinheiro para quitar parte das dívidas. Já que naquela época, Brehme estava na miséria, sem emprego, endividado e com o risco de perder a casa.
Da fama a vida na rua, o ex-jogador do Botafogo e Seleção Brasileira na década de 80 jogou ao lado de Falcão, Zico e Sócrates. No final da década, foi jogar na Coreia do Sul, onde ganhou muito dinheiro e tinha um vida de luxo, porém na mesma velocidade que ganhava, Perivaldo também gastava sua fortuna. Após problemas disciplinares, como faltar aos treinos e deixar de ir a compromissos com seu clube, o contrato do jogador foi rescindido. Devido ao estilo de vida com gastos milionários e sem controle financeiro, ele acabou perdendo a fortuna - em entrevista ao programa Fantástico, ele disse que tinha um relógio de 70 mil euros, e cerca de 200 mil em joias, quando estava na Coreia. Após a falência, Perivaldo partiu para Lisboa - Portugal, tentar recomeçar a vida. Porém, lá ele enfrentou dificuldades ainda maiores e passou a ser morador de rua, revirando o lixo para conseguir sobreviver. Infelizmente, Perivaldo morreu em 2017, em decorrência de pneumonia.
Como fim da carreira profissional, o ex-jogador de Corinthians e Seleção Brasileira, já não tinha mais os mesmos rendimentos financeiros. Ele chegou a ser preso por não ter pagado pensão a sua ex-mulher. O valor da pensão era de 25 mil reais, e após o ex-atleta recorrer na justiça, o juiz reduziu o valor para um salário-mínimo para cada um dos dois filhos. Zé Elias, trabalhou na Rádio Globo e atualmente é comentarista da ESPN.
Ídolo do São Paulo, e tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, o craque conseguiu muito dinheiro com o futebol. Porém, ele mesmo admitiu que gastou sua fortuna com festas, carros e mulheres, e acabou perdendo tudo. Chegou a morar de favor com um ex-colega do São Paulo. Se tornou pastor evangélico. A péssima situação financeira se tornou pública com uma reportagem do Esporte Fantástico da Record em 2011. Atualmente ele trabalha como comentarista da TV Gazeta.
O anjo das pernas tortas, considerado por muitos que o viram jogar, como um dos maiores jogadores da história do futebol! Ganhou muitos títulos e dinheiro. É ídolo do Botafogo e Seleção Brasileira, onde brilhou ao lado de Pelé. Venceu duas Copas do Mundo, em 1958 e 1962. Ao longo de sua carreira, o craque já enfrentava problemas com o alcoolismo. O vício em bebidas e mulheres o levaram a falência. Teve 11 filhos, e um deles nasceu de uma aventura amorosa com uma sueca durante a Copa de 58. Após se aposentar do futebol, continuou no vício em bebidas, a alegou que após o fim da carreira, os amigos o abandonaram, e se afundou na depressão. Ele morreu de cirrose hepática em 1983, aos 49 anos de idade.
O brasileiro foi ídolo na Alemanha, onde jogou por seis anos. Além de títulos, ele foi o artilheiro do Campeonato Alemão na temporada 2003/04 e eleito o melhor jogador da temporada no país. Gastava a fortuna com carros, festas e roupas de marca. Noticias vieram a tona de que ele chegou a gastar cerca de 100 mil euros por mês com roupas de grife. Investiu também na compra de cavalos de raça, porém, não deu certo e então ele veio a falência. Participou de Reality Show para tentar conseguir dinheiro para quitar as dívidas. Hoje leva uma vida simples ao lado da família.
Carrasco de alguns times brasileiros na Libertadores, o craque paraguaio, fez sucesso no México e sua carreira lhe rendeu muito dinheiro. Em 2010, levou um tiro na cabeça em um bar na Cidade do México. Conseguiu se recuperar e retornar ao futebol, mas seu desempenho não era mais o mesmo, e acabou atuando por equipes de menor expressão. Chegou a ser contratado pelo Tanabi, da quarta divisão do campeonato paulista. O caso de Cabanãs é um pouco diferente dos demais jogadores dessa lista, pois não foi o jogador que gastou sua fortuna. Ele perdeu seus bens para o empresário e a ex-mulher, que vendeu tudo e ficou com o dinheiro que ele recebia no México enquanto estava hospitalizado pelo tiro na cabeça. Após tudo isso, retomou a vida sendo auxiliar técnico de alguns clubes pequenos e declarou que pretende se tornar treinador.